Jogo Musical

Jogo de percepção e estímulos sonorosAtividade retirada do livro: "Jogando com os sons e brincando com a música", de Vania Ranucci Annunziato, das edições Paulinas.

Vídeo: Silvia RC

Livro interessante para o educador de arte, sem conhecimento musical, adquirir algumas estratégias lúdicas para enriquecer suas aulas.
O jogo do Caracol é um divertimento. O aluno aprende brincando, encontra-se na página 37.
Fiz uma adaptação no jogo:
  • Fazer desenho de caracol no chão , ver ao lado.
  • Definir regras, com alunos, do jogo. Nas minhas aulas utilizei sons dos instrumentos da bandinha (instrumentos de percussão).
  • No jogo dividir a sala em dois grupos (alunos participantes do jogo), regras de respeito entre os grupos durante as partidas é muito importante, afinal o mais importante é a brincadeira e passar aos alunos uma competição sadia e com crescimento mútuo, entre os grupos.
  • Fazer escolha por sorteio dos alunos que iniciarão as partidas. Um participante de um grupo para pular no caracol e mais quatro alunos que criarão os sons para o participante do grupo adversário ouvir e pular conforme os sons.
  • Na nossa brincadeira criamos um Maestro que cria os sons (estratégia) da jogada, com os três percussionistas (alunos que tocam os instrumentos, escolhidos, da bandinha).
  • Depois que o participante, que pula no caracol, percorrer todo o caracol sem errar os comandos, ou se errar, começa uma nova partida com o outro grupo. Vence o grupo que tiver menos erros, mais pontos por acerto.
  • Comandos: pular com dois pés ao toque do tambor, pular com um pé ao toque do Bumbo e ficar parado ao som do chocalho.
  • O divertido é criar as regras com os alunos e eles perceberem as diferenças de intensidade e timbres sonoros.
Fotos: Silvia RC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 05 - Roda de cantigas - 1° anos

4° e 5° ano - Atividade de 19 a 23/04/2021

02 Aula - 3° Bim - Teatro de fantoches - 2° anos