Jogo Musical
Jogo de percepção e estímulos sonoros. Atividade retirada do livro: "Jogando com os sons e brincando com a música", de Vania Ranucci Annunziato, das edições Paulinas.
Vídeo: Silvia RC
Livro interessante para o educador de arte, sem conhecimento musical, adquirir algumas estratégias lúdicas para enriquecer suas aulas.
O jogo do Caracol é um divertimento. O aluno aprende brincando, encontra-se na página 37.
Fiz uma adaptação no jogo:- Fazer desenho de caracol no chão , ver ao lado.
- Definir regras, com alunos, do jogo. Nas minhas aulas utilizei sons dos instrumentos da bandinha (instrumentos de percussão).
- No jogo dividir a sala em dois grupos (alunos participantes do jogo), regras de respeito entre os grupos durante as partidas é muito importante, afinal o mais importante é a brincadeira e passar aos alunos uma competição sadia e com crescimento mútuo, entre os grupos.
- Fazer escolha por sorteio dos alunos que iniciarão as partidas. Um participante de um grupo para pular no caracol e mais quatro alunos que criarão os sons para o participante do grupo adversário ouvir e pular conforme os sons.
- Na nossa brincadeira criamos um Maestro que cria os sons (estratégia) da jogada, com os três percussionistas (alunos que tocam os instrumentos, escolhidos, da bandinha).
- Depois que o participante, que pula no caracol, percorrer todo o caracol sem errar os comandos, ou se errar, começa uma nova partida com o outro grupo. Vence o grupo que tiver menos erros, mais pontos por acerto.
- Comandos: pular com dois pés ao toque do tambor, pular com um pé ao toque do Bumbo e ficar parado ao som do chocalho.
- O divertido é criar as regras com os alunos e eles perceberem as diferenças de intensidade e timbres sonoros.
Fotos: Silvia RC
Comentários
Postar um comentário